Laboratório de Psicolinguística
Grau académico
Doutoramento
Situação profissional
Professora Associada
Áreas de Investigação
Psicolinguística
Outras áreas de Investigação
Fonética, Fonologia
Instituição
Universidade Aberta, Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
Início Fim Descrição
2020 Present

Professora Associada no Departamento de Humanidades da Universidade Aberta.

Present

Investigadora no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL).

10-12-2021

IR do grupo Laboratório de Psicolinguística, CLUL.

2006 2008

Diretora do Departamento de Língua e Cultura Portuguesas da Universidade Aberta.

2010

Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Linguística.

2009 2009

Vice-Coordenadora do curso de pós-graduação em Português língua não-materna, Universidade Aberta.

2009 2010

Coordenadora do curso de 1º ciclo em Línguas, literaturas e culturas – Estudos Portugueses, Universidade Aberta.

2011 2014

Coordenadora do curso de 2º ciclo (mestrado) em Estudos de língua portuguesa: investigação e ensino, Universidade Aberta.

2018 2022

Diretora do Departamento de Humanidades da Universidade Aberta.

Projetos concluídos em que foi Membro
Designação I.R.
COPAS - Contraste e Paralelismo na Fala
Ana Isabel Mata

Publicações selecionadas

Todas as publicações

Mateus, M. H., Falé, I., & Freitas, M. J. (2016). Fonética e Fonologia do Português (2ª Ediçaond ed.). Lisboa: Universidade Aberta . Retrieved from http://resellers.euebooks.com/uab/catalog/all.
Falé, I., Costa, A., & Luegi, P. (2016). Reading aloud: eye movements and prosody. In Speech Prosody 2016 (Vol. 10., pp. 826-830). http://doi.org/http://doi.org/10.21437/SpeechProsody.2016-169
Falé, I., Costa, A., & Luegi, P. (2015). Leitura em voz alta, movimentos oculares e prosódia. Integração de informação sintática e discursiva. In Revista da Associação Portuguesa de Linguística (A. Moreno, F. Silva & J. Veloso, pp. 345-395). Porto: APL. http://doi.org/https://doi.org/10.21747/ 2183-9077/rapla16
Gonçalves, R. (2013). Construções-Q e de clivagem no português de S. Tomé. (F. Silva, Falé, I., & Pereira, I., Eds.), Textos Seleccionados do XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística 2012.
Cardoso, A. (2013). Paralelismo por Contraste em Português Europeu. (F. Silva, Falé, I., & Pereira, I., Eds.), XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística . Coimbra: Associação Portuguesa de Linguística. (Original work published 2013)
Carvalho, G., Falé, I., Matos, D., & Rocio, V. (2012). Searching a mixed corpus in the light of the new orthographic norm, in Computational processing of the portuguese language. In (pp. 56-62). H.
Falé, I. (2012). Processamento da informação prosódica no cérebro. In Nada na linguagem lhe é estranho. Homenagem a Isabel Hub Faria (pp. 433-449). In A. Costa & I. Duarte. Porto: Edições Afrontamento.
Carvalho, G., Falé, I., Matos, D., & Rocio, V. (2012). Searching a mixed corpus in the light of the new orthographic norm. In Computational processing of the portuguese language (pp. 56-62). .
Falé, I. (2012). Processamento da informação prosódica no cérebro. In Nada na linguagem lhe é estranho (pp. 433-449). Homenagem a Isabel Hub Faria, coord. A. Costa & I. Duarte. Porto: Edições Afrontamento.
(2011). Textos seleccionados 2010. (A. Costa, Falé, I., & Barbosa, P., Eds.). Lisboa: Associação Portuguesa de Linguística.
Serôdio, C., Pereira, D., Cardeira, E., & Falé, I. (2010). Nova Gramática Didática de Português - 3. º Ciclo E Secundário. Lisboa: Santillana. Isbn:, 978-972-761-888-0.
Falé, I. (2008). Imperatives in European Portuguese: a perception approach. In ExLing-2008 (pp. 81-84).
Falé, I., & Faria, I. H. (2008). Nasometric values for European Portuguese: preliminary results. In ExLing-2008 (pp. 85-88).
Mateus, M. H., Falé, I., & Freitas, M. J. (2005). Fonética e Fonologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta.
Falé, I., Mântua, S., & Seara, I. (2005). Comunicar: tatuagem de afectos. In Livro de Homenagem à Profª Maria Emília Ricardo Marques (pp. 427-443). Universidade Aberta: Lisboa.
Falé, I., Mântua, S., & Seara, I. (2005). Comunicar: tatuagem de afectos. In Livro de Homenagem à Profª Maria Emília Ricardo Marques (pp. 427-443). Universidade Aberta: Lisboa.
(2001). Fendas palatinas: estudo multidisciplinar. (I. H. Faria & Falé, I., Eds.). Lisboa: Edições Colibri e Laboratório de Psicolinguística.
Falé, I., & Faria, I. H. (2001). Avaliação linguística de indivíduos com diagnóstico de fenda palatina ou fenda lábio-palatina, in Fendas palatinas: estudo multidisciplinar. In (pp. 71-126). Faria & I. Falé. Lisboa: Edições Colibri e Laboratório de Psicolinguística.

Orientador

Concluído
Ano Título Estudante Grau
2020 O processo/estratégias do ensino e aprendizagem da l. portuguesa como língua segunda em Cabo Verde - alfabetização: caso dos alunos do 2º ano do ensino básico obrigatório - R.G Maria Teresa da Cruz Mestrado
2020 Perder uma língua: o bilinguismo na comunidade portuguesa na África do Sul Vera Coelho Mestrado
2020 Estudo exploratório da capacidade de memória de curto prazo e de longo prazo: a produção oral de bilingues simultâneos (português e inglês) com base no Modelo Neurolinguístico Integrado de Michel Paradis Dione Pereira dos Santos Mestrado
2020 Ser japonês ou falar português?: aspetos socioculturais, cognitivos e pragmáticos do ensino de português como segunda língua no Japão Renato Silva de Noronha Brandão Mestrado
2019 Implicações pedagógicas da utilização de ferramentas digitais na aprendizagem do discurso oral, na língua francesa Natália Ferreira Marques Coutinho Mestrado
2017 A tecnologia de comunicação e informação aplicada ao PLE em universidades americanas: desenvolvendo a competência comunicativa intercultural através do Projeto Teletandem Brasil Patrícia Zeli Trowbridge Mestrado
2016 Conhecimento e uso do dialeto/falar madeirense dos jovens em escolarização da Região Autónoma da Madeira : análise de enunciados dialetais : léxico Nélio Nunes Carvalho Mestrado
2016 Neurobiologia e cognição na aprendizagem simultânea de línguas estrangeiras : aquisição multilingue do léxico Maria Agostinha Ferreira Gomes Mestrado
2014 Vocabulário e (des)motivação para a leitura Maria Isabel Moreira Rodrigues Mestrado
2012 Variação linguística : subsídio para o estudo do léxico relativo ao ciclo do pão, numa zona raiana da Beira Baixa Maria Bárbara Martins Pires Neves Esteves Mestrado